sábado, 12 de novembro de 2016

ESQUETE TEATRAL SOBRE A TEMÁTICA DO ‘RACISMO’ SERÁ A ATRAÇÃO DESTE SÁBADO DA “SEMANA CULTURAL – SANTARÉM CENA – 1.ª REPRESENTAÇÃO”


Foto de cena da esquete teatral “A Diferente” do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro - UFOPA de Santarém/PA

Proposta do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro será apresentada às 20h na Unidade Amazônia da UFOPA
A “Semana Cultural – SANTARÉM CENA – 1.ª Representação”, continua com sua programação hoje, sábado, 12 de novembro, as 20h em Santarém, com a apresentação da esquete teatra “A Diferente” do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro, na UFOPA – Unidade Amazônia – 2.º Piso, Boulevard – Av. Mendonça Furtado, 2946 – Fátima, com entrada franca. O Evento é uma idealização do mencionado Projeto com o apoio do ICED – Instituto de Ciências da Educação, da PROCCE – Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão, e ainda conta com o investimento do Edital Mais Cultura nas Universidades, do Ministério da Educação e Ministério da Cultura.
A DIFERENTE
Foto de cena da esquete teatral “A Diferente” do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro - UFOPA de Santarém/PA
Coube ao grupo pensar em alguma forma de apresentação teatral sobre a temática do “racismo”, seja este institucional ou não, mas que atingisse as questões étnicas, raciais, homofóbicas, etc. Com base em uma dramaturgia, que parte da concepção aguçada do texto “Brecht e os Macacos de Darwin” de Ricardo Aparecido de Lima (Três Lagoas/MS), esta foi destrinchada aos ideários da representação teatral – corpo e voz, ao que emerge um olhar despretensioso da sociedade contemporânea, repensada desde os seus primórdios e antepassados. Como consequência à essa concepção, ainda no enfoque dramatúrgico, vislumbrou-se a utilização de pronunciamentos, relatos e escritas emergentes: Dr. Drauzio Varella; “Juventude Revolucionária Liberal Brasileira”; Karl Marx; Constituição da República Federativa do Brasil; Revista Veja; Banda Titãs. Desta forma, com junção ao jogo cênico de ação e diálogos, resultou-se a esquete teatral “A Diferente”, assim disposta ao exercício singelo de fazer repensar algo sobre nossa possível existência.
SINOPSE
Foto de cena da esquete teatral “A Diferente” do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro - UFOPA de Santarém/PA
A proposta cênica é uma concepção inequívoca da interação de atores, em total presunção de seus corpos e vozes, dispostos ao jogo entre si e com o público, em relação extremamente atípica, e como consequência exercem uma remota ideia à evolução da espécie-homem, tendendo-se às questões do ideário civilizatório da sociedade.
A direção do espetáculo é de Leandro Cazula o elenco composto pelos atores: Amaury Caldeira, Ilka Emanuelly, Jéssica Miranda, Raysse Mel, Rosana Sawaki e Wendel Santos. O gênero da proposta é existencialista, com duração de aproximadamente 20 minutos e a classificação é de 16 anos.
DEBATEDORES
A programação do dia contará com a presença de dois debatedores que foram convidados pela Comissão Organizadora por serem pesquisadores do tema, com atuação relevante para a proposta. São eles: O Prof. Florêncio de Almeida Vaz Filho e Luiz Fernando França, ambos professores da UFOPA. Estes irão realizar um debate, entre os atores e o público, sobre a proposta cênica, acerca da temática do “Racismo”, abordada no espetáculo.
SOBRE O SANTARÉM CENA
O Projeto “Semana Cultural – SANTARÉM CENA”, objetiva ser realizado anualmente a fim de levar o teatro e outras artes relacionadas à comunidade, e oferecer cultura e entretenimento, para concretizar a formação de platéia no município de Santarém/PA. A proposta, visa realizar um ciclo anual de apresentações de peças teatrais e outras atividades culturais, produzidas para o público infantil ou adulto, e assim buscar novas formas de estímulo aos grupos locais e de outras regiões do Estado do Pará, bem como de outros Estados e Regiões do País, que pretende valorizar o teatro enquanto recurso de lazer, cultura e conscientização dos problemas sociais que afligem a sociedade brasileira.
Serviços:
HORÁRIO: 20h
“A DIFERENTE”
Projeto Iurupari – Grupo de Teatro – UFOPA – Santarém/PA
Local da Apresentação: UFOPA – Unidade Amazônia – 2.º Piso, Boulevard – Av. Mendonça Furtado, 2946 – Fátima
Data: Sábado, 12 de novembro de 2016
Entrada: Gratuita.
DRAMATURGIA: “Brecht e os Macacos de Darwin” de Ricardo Aparecido de Lima – Três Lagoas/MS / Dr. Drauzio Varella / “Juventude Revolucionária Liberal Brasileira” / Karl Marx / Constituição da República Federativa do Brasil / Revista Veja / Banda Titãs
DIREÇÃO: Leandro Cazula
FIGURINOS e MAQUIAGEM: O Grupo
GÊNERO DO ESPETÁCULO: Existencialista
CLASSIFICAÇÃO: 16 Anos
DURAÇÃO: 15 minutos
ELENCO: Amaury Caldeira, Ilka Emanuelly, Jéssica Miranda, Raysse Mel, Rosana Sawaki e Wendel Santos
CLASSIFICAÇÃO DO ESPETÁCULO: 16 Anos

Santarém/PA, 12 de novembro de 2016
Informações: 93-99130-6555 - iurupari@gmail.com
http://iurupari.blogspot.com.br/ - https://www.facebook.com/iurupari/
Foto de cena da esquete teatral “A Diferente” do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro - UFOPA de Santarém/PA


Sem comentários:

Enviar um comentário