quinta-feira, 14 de novembro de 2019

PROJETO IURUPARI APRESENTA PEÇA TEATRAL “FLOR DO MEDO” EM SÃO CRISTÓVÃO – SERGIPE


A apresentação ocorrerá na 36.ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) no dia 15 de novembro
Folder de Divulgação
Fonte: Projeto Iurupari - 2019.

O Projeto Iurupari – Grupo de Teatro da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, foi selecionado e realizará a apresentação teatral “Flor do Medo”, no dia 15 de novembro, sexta-feira, às 19h30min na programação da ‘36º edição do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC)’, no Palco Mariano Antônio (Largo da Matriz) na cidade de São Cristóvão – região metropolitana de Aracajú, estado de Sergipe. O evento ocorre no período de 14 a 17 de novembro de 2019.
SOBRE A PROPOSTA CÊNICA
A proposta cênica é uma concepção inequívoca da interação de atores, em total presunção de seus corpos e vozes, dispostos ao jogo entre si e com o público. O espetáculo teatral objetiva instigar o debate sobre o aparecimento de camadas sociais reacionárias e as consequências dos efeitos desagregadores da sociedade capitalista globalizada, que favorecem o discurso de ódio na cena contemporânea. Busca provocar discussões sobre as consequências diretas dos formuladores e expoentes deste cenário impetuoso, que não só encoraja a violência, mas a concretiza.
Nos motivamos, para a concepção da proposta teatral, a partir do poema “Congresso Internacional do Medo” de Carlos Drummond de Andrade, propondo um debate entre os sentimentos “medo” e “ódio” em seus protagonismos histórico-sociais e seus efeitos na sociedade. O autor afirma que o medo traz à tona desiquilíbrio, angústia, dúvida e inseguranças que, paradoxalmente, serve, ao mesmo tempo, como “pai” e “perseguidor” no contexto social. O poema favorece à reflexão do tão quão o medo pode se tornar poderoso e agressivo ao indivíduo. A esquete teatral apresenta ainda notícias tendenciosas de viés político-econômico global, que tendem a gerar atos de violência na sociedade e favorece processos sociais contraditórios. A utilização da música “Como uma flor”, da banda paulista “Francisco El Hombre”, acentua reflexões sobre (re) existências na sociedade contemporânea.
A direção do espetáculo é de Leandro Cazula e Jéssica Miranda, com duração de 60min, e o elenco composto pelos atores: Karina Vasconcelos, Laryssa Feitosa, Mateus Petry, Raysse Mel e Wendel Santos. Os figurinos, adereços, cenografia e maquiagem tem a proposição do próprio grupo.

Foto da abertura do Espetáculo durante o evento "Festa Literária de Santarém" - 11 de Novembro de 2019.









SOBRE O EVENTO
Com o tema “Resistir para Existir”, a 36º edição do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) traz uma programação repleta de diversidade e valorização cultural. O evento é distribuído em quatro dias de atividades que reúne música, teatro, literatura, cinema, dança e muita cultura popular. O evento é realizado pela Prefeitura de São Cristóvão e pela Universidade Federal de Sergipe Neste ano, o FASC contará com a parceria Fecomércio Sergipe, Sesc, Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, Governo do Estado de Sergipe e Governo Federal.
A ida dos integrantes do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro, com a proposta cênica “Flor do MEdo”, para participarem do evento, se deu graças a aprovação, aos discentes, de concessão de auxílio financeiro para discentes participarem de eventos via Reitoria.
O Projeto Iurupari é vinculado ao desenvolvimento do “Plano de Cultura da Ufopa”, tem o apoio da Procce – Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão – Diretoria de Cultura, e do Iced – Instituto de Ciências da Educação.
SERVIÇO:
Espetáculo: “FLOR DO MEDO”
DATA: 15 de novembro de 2019 – sexta-feira
LOCAL: Palco Mariano Antônio (Largo da Matriz) centro – São Cristóvão/SE
HORÁRIO: 19h30min
ENTRADA: Gratuita
DRAMATURGIA: “Congresso Internacional do Medo” de Carlos Drummond De
Andrade / Fontes Jornalísticas – 2019 / Temas políticos, econômicos e culturais
MÚSICA: Como Una Flor – Francisco El Hombre
DIREÇÃO: Leandro Cazula e Jéssica Miranda
FIGURINOS, ADEREÇOS, CENOGRAFIA e MAQUIAGEM: O Grupo
GÊNERO DO ESPETÁCULO: Épico
CLASSIFICAÇÃO: Livre
DURAÇÃO: 60 minutos
ELENCO: Karina Vasconcelos, Laryssa Feitosa, Mateus Petry, Raysse Mel e Wendel Santos.
Projeto Iurupari – Grupo de Teatro – UFOPA – Santarém/PA

Santarém/PA, 12 de novembro de 2019
Informações:
93-99130-6555 (Leandro) / 93-99108-2113 (Jéssica)
http://iurupari.blogspot.com.br / iurupari@gmail.com

Site do Evento: https://fasc.saocristovao.se.gov.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário