quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

SANTARÉM RECEBE OFICINA TEATRAL “DA DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA À SENSIBILIDADE” COM A CIA DO CAMINHO VELHO (GUARULHOS/SP) NUM ENCONTRO COM O PROJETO IURUPARI DA UFOPA

Imagem de Divulgação

 

A oficina será realizada no dia 27 de janeiro de 2023 no período da manhã no Espaço de formação cultural da Ufopa Rondon em Santarém e será ministrada pela atriz e integrante da Cia do Caminho Velho (Guarulhos/SP) Daiane Sousa e pela artista e integrante do Projeto Iurupari Jéssica Miranda.

A Universidade Federal do oeste do Pará (Ufopa), por intermédio do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro, receberá uma oficina teatral oferecida pela Cia do Caminho Velho (Guarulhos/SP), grupo teatral atuante da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Guarulhos há 16 anos. O grupo desenvolve atividades gratuitas de cunho formativo e artístico no bairro dos Pimentas, periferia de Guarulhos/SP e pesquisa no Observatório da Cena do Teatro William Silva de Moraes (OBS.CENA) vinculado à UNIFESP.

A Oficina Teatral “Da dramaturgia contemporânea à Sensibilidade", será realizada no Espaço de Formação Cultural (Ufopa Rondon) no dia 27 de janeiro de 2023, sexta-feira, das 9h às 13h. A inscrição é gratuita e serão oferecidas 16 vagas para a atividade. A prática será ministrada pela atriz e integrante da Cia do Caminho Velho (Guarulhos/SP) Daiane Sousa, formada em Atuação pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco de São Paulo, e pela artista Jéssica Miranda, ministrante dos núcleos formativos (2018-2021) e colaboradora do Projeto Iurupari da Ufopa. Ambas artistas são mestrandas no Programa de Pós-Graduação em História da Arte da UNIFESP e pesquisam Teatro e Antropologia nas suas investigações.

 

DESCRIÇÃO DA OFICINA:

Aberta para todos os públicos, sem necessidade de conhecimentos prévios, a oficina é uma imersão no processo criativo desenvolvido pela Cia. do Caminho Velho que propõe a leitura de uma dramaturgia contemporânea seguida de um procedimento cênico denominado Sensibilidade. A prática diz respeito a uma forma de ampliar a relação do ator-atriz/performer com o texto dramatúrgico e, consequentemente, com as suas possibilidades de composição cênica.

Dentre os principais interesses do grupo estão as dramaturgias contemporâneas e o trabalho do ator-atriz/performer. Investiga-se em cena caminhos que apontam na direção de uma pesquisa singular a partir da palavra. A cia. considera de extrema importância montar autores que estejam descobrindo novos jeitos de se fazer dramaturgia e que, ao fazer isso, busquem novas formas de experimentações com a linguagem. Junto a isso, o grupo investiga uma atuação sensível que propicie uma relação pulsante e sincera com o outro, seja esse outro um colega de cena, um objeto ou o público.

O trabalho é prático e pede-se aos participantes que compareçam com roupas adequadas à prática física.

PROGRAMA:

Serão feitos alguns exercícios visando a percepção corporal, bem como a leitura de uma dramaturgia contemporânea seguida de uma prática artística denominada Sensibilidade. A oficina formativa é uma idealização da Cia. do Caminho Velho, da UNIFESP Guarulhos com o Projeto Iurupari – Grupo de Teatro, com o apoio do Iced – Instituto de Ciências da Educação, da Procce – Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão.

 

As inscrições serão feitas online: CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO.

 

SERVIÇO:

OFICINA TEATRAL: DA DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA À SENSIBILIDADE

Cia do Caminho Velho (Guarulhos/SP)

Projeto Iurupari – Grupo de Teatro (Ufopa de Santarém/PA)

Ministrantes: Daiane Sousa e Jéssica Miranda

Local: Espaço de Formação Cultural (Ufopa Rondon)

Data: Sexta-feira (27 de janeiro de 2023) – 09h às 13h

Participação: Gratuita.

Vagas: 16 Participantes

Classificação: 16 Anos

Certificação: 04 horas

 

Santarém/PA, 19 de janeiro de 2023
Informações: 93-99108-2113 - iurupari@gmail.com
http://iurupari.blogspot.com.br/ - https://www.facebook.com/iurupari/ - https://www.instagram.com/iurupari/ - https://twitter.com/_iurupari

Sem comentários:

Enviar um comentário