terça-feira, 9 de dezembro de 2025

TEATRO IURUPARI DA UFOPA OFERECE OFICINA SOBRE CORPO, ORALIDADE E LENDA AMAZÔNICA

 


A oficina “Corpo-Rio – pequenas narrativas das águas”, ocorrerá no dia 17/12 no período noturno

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Teatro Iurupari, realizará a oficina “Corpo-Rio – pequenas narrativas das águas”, ministrada pelas facilitadoras Daiane Sousa e Jéssica de Miranda do Grupo Tarrafinha Teatral, coletivo de São Paulo/SP formado por artistas nortistas dedicados à pesquisa cênica, dramaturgia e contação de histórias, corpo e imaginário amazônico.

A atividade ocorrerá no Espaço de Formação Cultural da Ufopa, na Unidade Rondon de Santarém, no dia 17 de dezembro de 2025, quarta-feira, às 19h, com duração aproximada de 3 horas. Serão disponibilizadas 20 vagas gratuitas, abertas à comunidade em geral. As inscrições deverão ser realizadas virtualmente pelo preenchimento de formulário pelo link: https://forms.gle/WW46zNDDqxPEVnkm8

Antecedendo a oficina, o Tarrafinha Teatral também realizará apresentações do espetáculo “O Mundo de Dentro do Rio”, no CEMEI Paulo Freire, em Santarém, no dia 12 de dezembro, e na Escola Indígena Borari Professor Antonio de Sousa Pedroso, em Alter do Chão, no dia 15 de dezembro.

A programação integra ações de formação, circulação artística e fortalecimento da cultura amazônica no território.

 

DESCRIÇÃO DA OFICINA:

Corpo-Rio” é uma vivência prática que investiga o corpo como fluxo, memória e território encantado. A partir de movimentos de água e fluidez, pequenas ações, jogos de oralidade e elementos das lendas amazônicas e repertório autobiográfico, os participantes serão convidados a criar microcenas inspiradas no universo das águas.

A atividade trabalha três eixos centrais: corpo, oralidade e imaginário, explorando como gestos, ritmos e imagens podem ativar narrativas ancestrais presentes na cultura amazônica. A proposta une pesquisa cênica, jogo teatral e tradição oral, criando um ambiente de experimentação sensível, coletiva e lúdica.

O público-alvo é a comunidade em geral, incluindo estudantes, artistas da cena, educadores, contadores de histórias e pessoas interessadas em práticas corporais e narrativas amazônicas, com idade a partir de 16 anos. Não é necessário ter experiência prévia em teatro.

O Grupo Tarrafinha Teatral é formado por artistas paraenses que desenvolvem uma pesquisa cênica ancorada na oralidade, no carimbó, nas histórias da Amazônia paraense e na cultura popular, criando uma estética que une musicalidade, ancestralidade e ludicidade. A oficina será ministrada pelas integrantes do grupo Daiane Sousa, atriz paraense e mestre em História da Arte (UNIFESP), integrante do Yandê TransPará e da Cia. do Caminho Velho, cuja trajetória nasce nas margens do Rio Trombetas e atravessa corpo, educação e poética amazônica; e Jéssica de Miranda, atriz, dançarina e antropóloga (Ufopa), filha do Rio Tapajós, atuou no Teatro Iurupari de 2016 e 2021, integra o Yandê TransPará e desenvolve uma pesquisa voltada ao corpo, à encantaria e às narrativas tradicionais da Amazônia a partir da dramaturgia e fazer cênico.

O trabalho é prático e pede-se aos participantes que compareçam com roupas adequadas à prática física.

A iniciativa integra a programação formativa do Teatro Iurupari, com apoio do Instituto de Ciências da Educação (Iced) e da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Ufopa.

 

SERVIÇO:

OFICINA: Corpo-Rio – pequenas narrativas das águas

Facilitadoras: Daiane Sousa e Jéssica de Miranda - Grupo Tarrafinha Teatral – São Paulo/SP

Local: Espaço de Formação Cultural – Unidade Rondon da Ufopa de Santarém

Endereço: Av. Marechal Rondon, s/n, Caranazal, Santarém/PA

Data e horário: 17 de dezembro de 2025 – quarta-feira, das 19h às 22h

Participação: Gratuita.

Vagas: 20

Classificação: 16 Anos

Certificação: 8 horas

Inscrições pelo link: https://forms.gle/WW46zNDDqxPEVnkm8

Teatro Iurupari (Ufopa de Santarém/PA)

 

Santarém/PA, 9 de dezembro de 2025.
 Informações: (93) 99130-6555 / 98403-0033 - iurupari@gmail.com
 http://iurupari.blogspot.com.br/ - https://www.facebook.com/iurupari/ - https://www.instagram.com/iurupari/ - https://twitter.com/_iurupari

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS MURUMURU E TININGU DE SANTARÉM RECEBEM A APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO “AUTO DA NASCENÇA” DO TEATRO IURUPARI NESTE FINAL DE SEMANA

 


O teatro de rua será apresentado em abertos ao anoitecer no sábado e domingo, 6 e 7 de dezembro de 2025

No terceiro fim de semana seguido de circulação do espetáculo de Rua “Auto da Nascença”, o Teatro Iurupari da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizará mais duas a apresentações, desta vez em Territórios Quilombolas, neste sábado e domingo, 6 e 7 de dezembro, respectivamente nas comunidades Murumuru às 19h e Tiningu às 17h30min.

O espetáculo reporta às prestezas natalinas, tem características de teatro popular para a rua, a classificação é Livre para todos os públicos e o acesso é gratuito, e conta com o apoio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Edital 005/2025 - Fomento à Circulação de Projetos Culturais, pela Secretaria de Estado de Cultura – SECULT).

 


SOBRE A PROPOSTA

O Teatro Iurupari retomou a concepção do Espetáculo de Rua “Auto na Nascença”, já idealizado pelo grupo nos anos de 2016 e 2017. O espetáculo Teatral foi concebido a partir do texto dramatúrgico “ILUSTRÍSSIMOS SENHORES”, dos autores Jairo Lima e Lúcio Lombardi (PE), escrita em 1979, premiada no XI Concurso Nacional de Dramaturgia/1979, do Instituto Nacional de Artes Cênicas – INACEN – prêmio Especial de Comédia. A partir de uma adaptação livre do texto para a realidade santarena e amazônica, instigando questões sociais contemporâneas, que se vinculam às escrituras bíblicas sobre o nascimento de Jesus, concebeu-se a representação cênica enquanto um Auto e Teatro de Rua.

O texto da peça remonta a cena do nascimento do menino Jesus, partindo da anunciação, mas traz uma nova linguagem para um acontecimento ocorrido séculos passados. A busca por um lugar seguro para o menino nascer é reforçada por questionamentos sociopolíticos muito bem articulados por meio das personagens representadas no espetáculo. A temática do nascimento do Menino Jesus, reforça o verdadeiro sentido da Nascença: a paz e a fraternidade entre os homens.


A proposta de circulação do espetáculo teatral de rua “Auto da Nascença” do Teatro Iurupari, ocorrerá concomitantemente com a realização de atividades artísticas culturais no formato de oficinas e debates cênicos, em comunidades tradicionais, ribeirinhas, quilombolas e aldeias indígenas de Santarém e Mojuí dos Campos/PA nos meses de novembro e dezembro de 2025.

O espetáculo, com duração de 40 minutos, tem a direção de Leandro Cazula, a sonorização e músicas são idealizadas por Amaury Caldeira e o elenco composto pelos atores: Alessandra Mota, Amaury Caldeira, André Oliveira, Cibelle Bernardes, Eleuice Vasconcelos, Lais Cunha, Lucas Ramos, Ramon Lopes e Wendel Freitas. Os figurinos, adereços, cenografia e maquiagem são concebidos por Conce Gomes e por proposições do próprio grupo.

A proposta de circulação do espetáculo de rua “Auto da Nascença” tem o apoio da Reitoria da Ufopa; da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e do Instituto de Ciências da Educação (Iced). Ainda conta com a parceria dos apoiadores da Comunidade Quilombola Murumuru de Santarém: da Associação de Moradores, do presidente, sr. João Lira, do Vice-Presidente, sr. Raimundo Guimarães; e da Comunidade Quilombola Tiningu: da Associação de Moradores, do presidente, sr. Bena.

SINOPSE

Concepção de um Auto de Natal modernizado ao épico, com presunçoso ideal da perda da ilusão em que fica somente a verdade sobre as formas atuais em que são vivenciadas as datas comemorativas dos cristãos, onde a gruta concretiza-se em qualquer canto perdido ou encontrado no mundo.

 

 SERVIÇO:

Espetáculo: “AUTO DA NASCENÇA”

DATA 1: 6 de dezembro de 2025 – sábado

LOCAL: Comunidade Quilombola Murumuru – Campo de Futebol

ENDEREÇO: Terra Firme/Várzea do Maicá/Ituqui – Santarém/PA

HORÁRIO: 19h

DATA 2: 7 de dezembro de 2025 – domingo

LOCAL: Comunidade Quilombola Tiningu – Barracão Comunitário

ENDEREÇO: Terra Firme/Várzea do Maicá/Ituqui – Santarém/PA

HORÁRIO: 17h30min

ENTRADA: Livre Acesso

TEXTO: Adaptação livre do texto “ILUSTRÍSSIMOS SENHORES” de Jairo Lima e Lúcio Lombardi

DIREÇÃO: Leandro Cazula

FIGURINOS, ADEREÇOS, CENOGRAFIA e MAQUIAGEM: Conce Gomes e Grupo

SONORIZAÇÃO: Amaury Caldeira

GÊNERO DO ESPETÁCULO: Auto – Teatro de Rua

CLASSIFICAÇÃO: Livre

DURAÇÃO: 40 minutos

ELENCO: Alessandra Mota; André Oliveira; Cibelle Bernardes; Eleuice Vasconcelos; Lais Cunha; Lucas Ramos; Ramon Lopes; Wendel Freitas.

Teatro Iurupari – Santarém/PA

 

Santarém/PA, 03 de dezembro de 2025

Informações:

http://iurupari.blogspot.com.br/

iurupari@gmail.com

93-99130-6555

terça-feira, 25 de novembro de 2025

COMUNIDADES JATOBÁ DA VOLTA GRANDE, DE MOJUÍ DOS CAMPOS, E CÍCERO MENDES, DE SANTARÉM, RECEBEM O ESPETÁCULO “AUTO DA NASCENÇA” NESTE FINAL DE SEMANA

 


O Teatro Iurupari da Ufopa apresentará o espetáculo de rua gratuitamente ao anoitecer deste sábado e domingo, 29 e 30 de novembro de 2025

Dando continuidade à circulação do espetáculo de Rua “Auto da Nascença”, o Teatro Iurupari da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), com o apoio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Edital 005/2025 - Fomento à Circulação de Projetos Culturais, pela Secretaria de Estado de Cultura – SECULT), realizará a apresentação neste sábado e domingo, 29 e 30 de novembro, respectivamente na Comunidade Jatobá da Volta Grande de Mojuí dos Campos às 18h e na Comunidade Cícero Mendes, situada no km 8 da PA-370 – após a Hidrelétrica de Curuá-Una (Projeto de Assentamento e Distrito de Corta-Corda) às 18h30min.


 

 

SOBRE A PROPOSTA

O espetáculo é um Auto que reporta às prestezas natalinas, tem características de teatro popular para a rua, a classificação é Livre para todos os públicos e o acesso é gratuito.

A proposta de circulação do espetáculo teatral de rua “Auto da Nascença” do Teatro Iurupari, ocorrerá concomitantemente com a realização de atividades artísticas culturais no formato de oficinas e debates cênicos, em comunidades tradicionais, ribeirinhas, quilombolas e aldeias indígenas de Santarém e Mojuí dos Campos/PA nos meses de novembro e dezembro de 2025.

O Teatro Iurupari retomou a concepção do Espetáculo de Rua “Auto na Nascença”, já idealizado pelo grupo nos anos de 2016 e 2017. O espetáculo Teatral foi concebido a partir do texto dramatúrgico “ILUSTRÍSSIMOS SENHORES”, dos autores Jairo Lima e Lúcio Lombardi (PE), escrita em 1979, premiada no XI Concurso Nacional de Dramaturgia/1979, do Instituto Nacional de Artes Cênicas – INACEN – prêmio Especial de Comédia. A partir de uma adaptação livre do texto para a realidade santarena e amazônica, instigando questões sociais contemporâneas, que se vinculam às escrituras bíblicas sobre o nascimento de Jesus, concebeu-se a representação cênica enquanto um Auto e Teatro de Rua.


 

O texto da peça remonta a cena do nascimento do menino Jesus, partindo da anunciação, mas traz uma nova linguagem para um acontecimento ocorrido séculos passados. A busca por um lugar seguro para o menino nascer é reforçada por questionamentos sociopolíticos muito bem articulados por meio das personagens representadas no espetáculo. A temática do nascimento do Menino Jesus, reforça o verdadeiro sentido da Nascença: a paz e a fraternidade entre os homens.

O espetáculo, com duração de 40 minutos, tem a direção de Leandro Cazula, a sonorização e músicas são idealizadas por Amaury Caldeira e o elenco composto pelos atores: Alessandra Mota, Amaury Caldeira, André Oliveira, Cibelle Bernardes, Eleuice Vasconcelos, Lais Cunha, Lucas Ramos, Ramon Lopes e Wendel Freitas. Os figurinos, adereços, cenografia e maquiagem são concebidos por Conce Gomes e por proposições do próprio grupo.


 

SINOPSE

Concepção de um Auto de Natal modernizado ao épico, com presunçoso ideal da perda da ilusão em que fica somente a verdade sobre as formas atuais em que são vivenciadas as datas comemorativas dos cristãos, onde a gruta concretiza-se em qualquer canto perdido ou encontrado no mundo.

A proposta de circulação do espetáculo de rua “Auto da Nascença” tem o apoio da Reitoria da Ufopa; da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e do Instituto de Ciências da Educação (Iced). Ainda conta com a parceria dos apoiadores da Comunidade Jatobá da Volta Grande de Mojuí dos Campos: Associação de Moradores e de lideranças da comunidade; e da Comunidade Cícero Mendes: Lideranças comunitárias do Projeto de Assentamento Corta Corda e de professores e demais trabalhadores da Escola Cícero Mendes.


 

SERVIÇO:

Espetáculo: “AUTO DA NASCENÇA”

DATA 1: 29 de novembro de 2025 – sábado

LOCAL: Comunidade Jatobá da Volta Grande

ENDEREÇO: Próximo da Comunidade Boa Sorte, Mojuí dos Campos/PA

HORÁRIO: 18h

DATA 2: 30 de novembro de 2025 – domingo

LOCAL: Comunidade Cícero Mendes Santarém/PA

ENDEREÇO: Campo de Futebol – Rodovia PA-370 (Transuruará) – km 8, após a Hidrelétrica de Curuá-Una (Projeto de Assentamento e Distrito de Corta-Corda)

HORÁRIO: 18h30min

ENTRADA: Livre Acesso

TEXTO: Adaptação livre do texto “ILUSTRÍSSIMOS SENHORES” de Jairo Lima e Lúcio Lombardi

DIREÇÃO: Leandro Cazula

FIGURINOS, ADEREÇOS, CENOGRAFIA e MAQUIAGEM: Conce Gomes e Grupo

SONORIZAÇÃO: Amaury Caldeira

GÊNERO DO ESPETÁCULO: Auto – Teatro de Rua

CLASSIFICAÇÃO: Livre

DURAÇÃO: 40 minutos

ELENCO: Alessandra Mota; André Oliveira; Cibelle Bernardes; Eleuice Vasconcelos; Lais Cunha; Lucas Ramos; Ramon Lopes; Wendel Freitas.

Teatro Iurupari – Santarém/PA

 

Santarém/PA, 25 de novembro de 2025

Informações:

http://iurupari.blogspot.com.br/

iurupari@gmail.com

93-99130-6555