A oficina “Corpo-Rio – pequenas narrativas das águas”, ocorrerá no dia 17/12 no período noturno
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Teatro Iurupari, realizará a oficina “Corpo-Rio – pequenas narrativas das águas”, ministrada pelas facilitadoras Daiane Sousa e Jéssica de Miranda do Grupo Tarrafinha Teatral, coletivo de São Paulo/SP formado por artistas nortistas dedicados à pesquisa cênica, dramaturgia e contação de histórias, corpo e imaginário amazônico.
A atividade ocorrerá no Espaço de Formação Cultural da Ufopa, na Unidade Rondon de Santarém, no dia 17 de dezembro de 2025, quarta-feira, às 19h, com duração aproximada de 3 horas. Serão disponibilizadas 20 vagas gratuitas, abertas à comunidade em geral. As inscrições deverão ser realizadas virtualmente pelo preenchimento de formulário pelo link: https://forms.gle/WW46zNDDqxPEVnkm8
Antecedendo a oficina, o Tarrafinha Teatral também realizará apresentações do espetáculo “O Mundo de Dentro do Rio”, no CEMEI Paulo Freire, em Santarém, no dia 12 de dezembro, e na Escola Indígena Borari Professor Antonio de Sousa Pedroso, em Alter do Chão, no dia 15 de dezembro.
A programação integra ações de formação, circulação artística e fortalecimento da cultura amazônica no território.
DESCRIÇÃO DA OFICINA:
“Corpo-Rio” é uma vivência prática que investiga o corpo como fluxo, memória e território encantado. A partir de movimentos de água e fluidez, pequenas ações, jogos de oralidade e elementos das lendas amazônicas e repertório autobiográfico, os participantes serão convidados a criar microcenas inspiradas no universo das águas.
A atividade trabalha três eixos centrais: corpo, oralidade e imaginário, explorando como gestos, ritmos e imagens podem ativar narrativas ancestrais presentes na cultura amazônica. A proposta une pesquisa cênica, jogo teatral e tradição oral, criando um ambiente de experimentação sensível, coletiva e lúdica.
O público-alvo é a comunidade em geral, incluindo estudantes, artistas da cena, educadores, contadores de histórias e pessoas interessadas em práticas corporais e narrativas amazônicas, com idade a partir de 16 anos. Não é necessário ter experiência prévia em teatro.
O Grupo Tarrafinha Teatral é formado por artistas paraenses que desenvolvem uma pesquisa cênica ancorada na oralidade, no carimbó, nas histórias da Amazônia paraense e na cultura popular, criando uma estética que une musicalidade, ancestralidade e ludicidade. A oficina será ministrada pelas integrantes do grupo Daiane Sousa, atriz paraense e mestre em História da Arte (UNIFESP), integrante do Yandê TransPará e da Cia. do Caminho Velho, cuja trajetória nasce nas margens do Rio Trombetas e atravessa corpo, educação e poética amazônica; e Jéssica de Miranda, atriz, dançarina e antropóloga (Ufopa), filha do Rio Tapajós, atuou no Teatro Iurupari de 2016 e 2021, integra o Yandê TransPará e desenvolve uma pesquisa voltada ao corpo, à encantaria e às narrativas tradicionais da Amazônia a partir da dramaturgia e fazer cênico.
O trabalho é prático e pede-se aos participantes que compareçam com roupas adequadas à prática física.
A iniciativa integra a programação formativa do Teatro Iurupari, com apoio do Instituto de Ciências da Educação (Iced) e da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Ufopa.
SERVIÇO:
OFICINA: Corpo-Rio – pequenas narrativas das águas
Facilitadoras: Daiane Sousa e Jéssica de Miranda - Grupo Tarrafinha Teatral – São Paulo/SP
Local: Espaço de Formação Cultural – Unidade Rondon da Ufopa de Santarém
Endereço: Av. Marechal Rondon, s/n, Caranazal, Santarém/PA
Data e horário: 17 de dezembro de 2025 – quarta-feira, das 19h às 22h
Participação: Gratuita.
Vagas: 20
Classificação: 16 Anos
Certificação: 8 horas
Inscrições pelo link: https://forms.gle/WW46zNDDqxPEVnkm8
Teatro Iurupari (Ufopa de Santarém/PA)
Santarém/PA,
9 de dezembro de 2025.
Informações: (93) 99130-6555 /
98403-0033 - iurupari@gmail.com
http://iurupari.blogspot.com.br/ -
https://www.facebook.com/iurupari/ - https://www.instagram.com/iurupari/ -
https://twitter.com/_iurupari

Sem comentários:
Enviar um comentário