terça-feira, 5 de junho de 2018

PROJETO IURUPARI APRESENTA O ESPETÁCULO “ISTO É UM HOMEM” DURANTE A PROGRAMAÇÃO DA “I CONFERÊNCIA DE ARQUIVOS DO OESTE DO PARÁ”


Imagem de divulgação da peça teatral “ISTO É UM HOMEM” - 07 de junho de 2018.


A apresentação será as 17h nesta quinta-feira – 7 Junho, no Auditório Wilson Fonseca da Ufopa
O Projeto Iurupari – Grupo de Teatro, projeto de extensão e cultura da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, realizará a apresentação do Espetáculo “ISTO É UM HOMEM”, nesta quinta-feira, 7 de junho, no Auditório Wilson Fonseca, da Unidade Rondon do Campus de Santarém, às 17h, com entrada franca a todos os interessados. O espetáculo foi convidado para fazer parte da programação da “I Conferência de Arquivos do Oeste do Pará”, promovida pelo Arquivo Central da Ufopa, realizada no período de 6 a 8 de junho de 2018. A Conferência integra a II Semana Nacional de Arquivos e está cadastrada junto ao Arquivo Nacional/Fundação Casa de Rui Barbosa.
Foto de cena da peça teatral “ISTO É UM HOMEM”
A programação tem o objetivo de ressaltar a importância da existência de arquivos para a formação social e cultural na cidadania. Vão participar especialistas nas temáticas de Arquivo, História, Cultura, Identidade e Sociedade, o que possibilita a participação de um público diversificado.
O espetáculo é um experimento cênico que foi concebido pelos integrantes do “Núcleo de Jovens e Adultos” do ano de 2017, um dos núcleos formativos em teatro desenvolvido pelo Projeto Iurupari – Grupo de Teatro da Ufopa, em processo de concepção e exercício teatral.
Foto de cena da peça teatral “ISTO É UM HOMEM”
SOBRE A PROPOSTA CÊNICA
O projeto iniciou as atividades de preparação e estudo da peça “Isto é um Homem”, de Ricardo Lima, em julho de 2017. Ao próprio título ‘Isto é um homem’, demonstra uma constante reflexão do autor em relação ao que se pode considerar humano. Já o elenco discorre cenicamente as propostas do autor, de forma que se atenuam sensações e questionamentos diante do empoderamento do ‘homem’ sobre a sociedade. Há um possível medo diante das incertezas quanto à própria sobrevivência da humanidade, já que se apresentam várias formas de perdas de identidade, dignidade e, consequentemente, a sua humanidade.
Foto de cena da peça teatral “ISTO É UM HOMEM”
A direção do espetáculo é de Leandro Cazula, com duração de 40 minutos, o elenco composto pelos atores: Alessandra Mota, Cleiton Bentes, Fiema Soares, Karina Rabelo, Kisse Leivas, Luís Fernando, Raimundo Ferreira, Raysse Mel, já os figurinos, adereços, cenografia e maquiagem tem a proposição do próprio grupo.
O Projeto Iurupari e a proposta do espetáculo “ISTO É UM HOMEM”, tem o apoio do Iced – Instituto de Ciências da Educação, da Procce – Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão.
Foto de cena da peça teatral “ISTO É UM HOMEM”
SINOPSE DO ESPETÁCULO
Diante da sociedade vamos imaginar agora um homem. Vamos desprendê-lo de outras pessoas, e retirar-lhe tudo o que possui: será um homem vazio, reduzido ao sofrimento e à necessidade, vazio de dignidade e de juízo. Podemos concluir que este homem se perde a si mesmo?
Foto de cena da peça teatral “ISTO É UM HOMEM”
SERVIÇO:
ESPETÁCULO: “ISTO É UM HOMEM”
DATA: 07 de Junho de 2018 – quinta-feira
LOCAL: Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon do Campus de Santarém da Ufopa.
LOTAÇÃO: 120 pessoas
ENDEREÇO: Av. Marechal Rondon, s/n, Caranazal, Santarém-Pará
HORÁRIO: 17h
ENTRADA: Livre
DRAMATURGIA: Ricardo Lima
DIREÇÃO: Leandro Cazula
FIGURINOS e ADEREÇOS: O Grupo
GÊNERO DO ESPETÁCULO: Pós-Dramático
CLASSIFICAÇÃO: 15 Anos
DURAÇÃO: 40 minutos
ELENCO: Alessandra Mota, Cleiton Bentes, Fiema Soares, Karina Rabelo, Kisse Leivas, Luís Fernando, Raimundo Ferreira, Raysse Mel.
Projeto Iurupari – Grupo de Teatro – UFOPA – Santarém/PA

Santarém/PA, 05 Junho de 2018
Informações:
http://iurupari.blogspot.com.br / iurupari@gmail.com – 93-99130-6555
iurupari@gmail.com

Sem comentários:

Publicar um comentário