quarta-feira, 4 de outubro de 2017

PROJETO IURUPARI APRESENTA PEÇA TEATRAL “A DIFERENTE” EM PALMAS/TO

Foto de cena da peça teatral “A DIFERENTE”.
Fonte: Procce/Ufopa – Diretoria de Cultura.
A apresentação ocorrerá no evento V Encontro de Cultura das Universidades Públicas da Região Norte no dia 11 de Outubro
O Projeto Iurupari – Grupo de Teatro da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, foi convidado e realizará a apresentação teatral “A Diferente”, no dia 11 de Outubro, quarta-feira, às 8h30min na programação do evento ‘V Encontro de Cultura das Universidades da Região Norte’, a ser realizado na Universidade Federal de Tocantins em Palmas. O evento ocorre no período de 09 a 12 de outubro de 2017.
Foto de cena da peça teatral “A DIFERENTE”.
Fonte: Procce/Ufopa – Diretoria de Cultura.
SOBRE A PROPOSTA CÊNICA
A proposta cênica é uma concepção inequívoca da interação de atores, em total presunção de seus corpos e vozes, dispostos ao jogo entre si e com o público, em relação extremamente atípica, e como consequência exercem uma remota ideia à evolução da espécie-homem, tendendo-se às questões do ideário civilizatório da sociedade.
Coube ao grupo pensar em alguma forma de apresentação teatral sobre a temática do “racismo”, seja este institucional ou não, mas que atingisse as questões étnicas, raciais, homofóbicas, etc. Com base em uma dramaturgia, que parte da concepção aguçada do texto “Brecht e os Macacos de Darwin” de Ricardo Aparecido de Lima (Três Lagoas/MS), esta foi destrinchada aos ideários da representação teatral – corpo e voz, ao que emerge um olhar despretensioso da sociedade contemporânea, repensada desde os seus primórdios e antepassados. Como consequência à essa concepção, ainda no enfoque dramatúrgico, vislumbrou-se a utilização de pronunciamentos, relatos e escritas emergentes: Dr. Drauzio Varella; “Juventude Revolucionária Liberal Brasileira”; Karl Marx; Constituição da República Federativa do Brasil; Revista Veja; Banda Titãs. Desta forma, com junção ao jogo cênico de ação e diálogos, resultou-se a esquete teatral “A Diferente”, assim disposta ao exercício singelo de fazer repensar algo sobre nossa possível existência.
Foto de cena da peça teatral “A DIFERENTE”.
Fonte: Procce/Ufopa – Diretoria de Cultura.
A direção do espetáculo é de Leandro Cazula, com duração de 15min,e o elenco composto pelos atores: Amaury Caldeira, Ilka Emanuelly, Jéssica Miranda, Raysse Mel, Rosana Sawaki e Wendel Freitas. Os figurinos, adereços, cenografia e maquiagem tem a proposição do próprio grupo.
SOBRE O EVENTO – V Encontro de Cultura das Universidades Públicas da Região Norte
O objetivo do encontro é discutir o papel da cultura nas universidades e também encontrar caminhos para que as universidades promovam a cultura em seus espaços. Tudo isso com foco na diversidade cultural, riqueza incontestável da Região Norte. O V Encontro promete uma grande troca de experiências, afinal vai reunir alunos, servidores, artistas locais, conselheiros e gestores culturais, comunidade externa e vai trazer representantes do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima.
Foto de cena da peça teatral “A DIFERENTE”.
Fonte: Procce/Ufopa – Diretoria de Cultura.
A ida dos integrantes do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro, com a proposta cênica “A Diferente”, para participarem do evento, se deu graças a aprovação, aos discentes, de concessão de auxílio financeiro para discentes participarem de eventos de culturais, artísticos ou competições acadêmicas, obtidos através do Edital Procce n.º 005/2017. A efetivação da apresentação no referido evento ainda conta com o incentivo das ações previstas no “Plano de Cultura da Ufopa”.
O Projeto Iurupari é vinculado ao desenvolvimento do “Plano de Cultura da Ufopa”, tem o apoio da Procce – Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão – Diretoria de Cultura, e do Iced – Instituto de Ciências da Educação.
Foto de cena da peça teatral “A DIFERENTE”.
Fonte: Procce/Ufopa – Diretoria de Cultura.
SERVIÇO:
Espetáculo: “A DIFERENTE”
DATA: 11 de outubro de 2017 – quarta-feira
LOCAL: Hall de entrada do Bloco J – Universidade Federal do Tocantins (UFT), no câmpus de Palmas/TO
ENDEREÇO: Quadra 109 Norte, Avenida NS15, ALCNO-14 - Plano Diretor Norte, Palmas/TO.
HORÁRIO: 8h30min
ENTRADA: Gratuita
DRAMATURGIA: “Brecht e os Macacos de Darwin” de Ricardo Aparecido de Lima – Três Lagoas/MS / Dr. Drauzio Varella / “Juventude Revolucionária Liberal Brasileira” / Karl Marx / Constituição da República Federativa do Brasil / James Holston / Revista Veja / Banda Titãs
DIREÇÃO: Leandro Cazula
FIGURINOS, ADEREÇOS, CENOGRAFIA e MAQUIAGEM: O Grupo
GÊNERO DO ESPETÁCULO: Existencialista
CLASSIFICAÇÃO: Livre
DURAÇÃO: 15 minutos
ELENCO: Amaury Caldeira, Ilka Emanuelly, Jéssica Miranda, Raysse Mel, Rosana Sawaki e Wendel Freitas.
Projeto Iurupari – Grupo de Teatro – UFOPA – Santarém/PA

Santarém/PA, 04 de outubro de 2017
Informações:
http://iurupari.blogspot.com.br/

iurupari@gmail.com




Sem comentários:

Enviar um comentário