quinta-feira, 14 de maio de 2015

NESTE SÁBADO SERÁ EXIBIDO O FILME “A VIAGEM DO CAPITÃO TORNADO” NO PROJETO IURUPARI – GRUPO DE TEATRO, DA UFOPA

Exibição será neste sábado, 16/05, às 19h30min no Auditório Wilson Fonseca da UFOPA – Campus Rondon
Imagem: Cartaz do Filme – “A Viagem do Capitão Tornado”.
Fonte: http://www.cineconhecimento.com/2010/10/a-viagem-do-capitao/r
Em continuidade às etapas formativas dos integrantes do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro, projeto de extensão da UFOPA – Santarém, a partir de exibições de filmes, neste sábado, 09 de maio, as 19h30min, no Auditório Wilson Fonseca do Campus Rondon da UFOPA de Santarém, teremos o filme de produção italiana e francesa “A Viagem do Capitão Tornado” (1990), com seção aberta gratuitamente aos interessados em prestigiar o filme.
Obra adaptada ao cinema mostra a saga da trupe mambembe pela Europa. “Se não se agarrasse com unhas e dentes a tal ocasião, provavelmente nunca lhe ocorreria outra semelhante. Afinal de contas, era nada mais nada menos que o sonho de sua vida”. A passagem é um trecho do livro “Capitão Fracasso”, do escritor e poeta francês Téophile Gautier (1811 – 1872). A obra narra a saga de uma trupe de artistas mambembes que viaja da Itália até Paris. A obra foi adaptada para o cinema em 1990 pelo diretor italiano Ettore Scola.
O filme é uma homenagem ao teatro e às artes cênicas em geral. O enredo tem uma trama consistente que vai envolvendo o espectador na atmosfera de sonho, em cenários medievais deslumbrantes, construindo uma fábula sobre aventura, coragem e paixão.
Imagem: Cena do Filme – “A Viagem do Capitão Tornado”.
Fonte: http://moviespictures.org/movie/Il_viaggio_di_Capitan_Fracassa_1990
SINOPSE DO FILME
França, 1774. O último e faminto herdeiro da família Sigognac, deixa o castelo de seus ancestrais para acompanhar um grupo de atores itinerantes, a caminho da corte do rei. Seduzido pela bela Serafina e pelo amor de Isabelle, o jovem Sigognac dará início as suas aventuras. No decorrer da difícil viagem, é Isabelle que, com sua ingenuidade, lhe conquista o coração e por ela Sigognac enfrentará seus maiores desafios. Emboscadas, sequestros, duelos e amores o transformam em um verdadeiro Senhor: o Barão de Sigognac. A Pedido da amada, Sigognac vence sua timidez e se inicia no teatro. Isabelle foge preferindo a vida de conforto e riqueza no palácio do Duque. Desiludido, o jovem Barão descobre no teatro sua verdadeira paixão.
Imagem: Cena do Filme – “A Viagem do Capitão Tornado”.
Fonte: http://moviespictures.org/movie/Il_viaggio_di_Capitan_Fracassa_1990
MAIS SOBRE O FILME
(Fonte: http://www.diarioonline.com.br/noticia-179173-a-viagem-do-capitao-tornado-em-cartaz.html)
 “A Viagem do Capitão Tornado” é uma saudação ao teatro itinerante e revela o poder da arte como força transformadora diante das dificuldades da vida. A trama segue os rumos da trupe retratada na obra original de Gautier. Era comum na Europa medieval artistas se reunirem em trupes e viajarem pelo interior fazendo apresentações em pequenas vilas. As performances ocorriam geralmente em praças abertas, mas, em certas ocasiões, os mambembes eram convidados por reis para entreterem a corte em seus castelos. Esses artistas do passado eram muito pobres e passavam por dificuldades de todo tipo. Levavam uma vida parecida a das famílias de circo que cruzavam o interior do Brasil até pouco tempo, como retratado no nacional “O Palhaço”.
Como no filme de Selton Melo, o bom humor e a simplicidade da comédia do improviso aparecem bastante na obra de Scola. Em “A Viagem do Capitão Tornado” podemos assistir à chamada “commedia dell’arte”, peças populares improvisadas que contavam com personagens como o arlequim e colombina e giravam em torno de encontros e desencontros amorosos.
A França do final do século XIII, período em que o filme é ambientado, era um país desolador. A desigualdade social, a fome e as doenças castigavam a população que migrava para a capital em busca de uma vida melhor. Mais tarde, a insatisfação popular provocaria a queda da Bastilha, antiga prisão política da monarquia, e o início da sangrenta revolução que tiraria o poder dos nobres. A nobreza, aliás, vivia um período de decadência. O jovem e falido Barão de Sigognac (Vincent Perez), um dos personagens principais do filme, depois de hospedar a trupe mambembe, se junta a eles na saga até Paris.
“A Viagem do Capitão Tornado” traz no elenco atores italianos e franceses, como as belas Ornella Muti e Emmanuelle Béart. O filme provoca uma nostalgia encantadora por retratar um tempo esquecido em que a arte não era vista como produto mercadológico capaz de render milhões. Os artistas se dedicavam inteiramente por amor a algo que era muito mais do que suas profissões: era um estilo de vida. Mais do que viver de arte, os personagens do filme de Scola vivem com arte.
Imagem: Cena do Filme – “A Viagem do Capitão Tornado”.
Fonte: http://moviespictures.org/movie/Il_viaggio_di_Capitan_Fracassa_1990
SERVIÇO:
FILME: “A Viagem do Capitão Tornado”
DATA: 16 de Maio de 2015, sábado.
HORÁRIO: 19h30min
Local: Auditório Wilson Fonseca – Campus Rondon da UFOPA – Santarém
PÚBLICO ALVO: Pessoas com interesse em Artes Cênicas
DIRETOR: Ettore Scola
ANO DE LANÇAMENTO: 1990
DURAÇÃO: 132 min
PAÍS DE PRODUÇÃO: França, Itália

Informações: http://iurupari.blogspot.com.br / iurupari@gmail.com – Tel.: 93-99130-6555


Sem comentários:

Enviar um comentário